Home / ESG
Estamos comprometidos em promover uma cultura de prevenção à saúde e segurança ocupacional sustentável (SSO). Como principal impulsionador de negócios, as melhorias contínuas no desempenho de segurança na Mina Santa Rita são um imperativo estratégico de longo prazo. A empresa contribui para o desenvolvimento regional por meio de impostos repassados, doações e assistência em espécie. Nossa política de investimento na comunidade prevê as áreas que exigem maior apoio, como educação, saúde e segurança pública.
Esse processo geralmente envolve uma revisão abrangente dos passivos ambientais existentes, planos de reabilitação e fechamento, legislação local e requisitos de licenciamento, comunidades locais e outras áreas que podem ser exploradas. A equipe da Atlantic Nickel está ciente da necessidade contínua de diálogo social para operar e garantir que todos os projetos e oportunidades tenham um resultado social viável e bem estabelecido.
Programas de saúde, segurança, meio ambiente e apoio à comunidade são tratados como prioridade para a Atlantic Nickel. Entendemos que estes trabalhos permanentes são uma oportunidade de retribuir para o crescimento da região e a sustentabilidade ambiental.
Além de fornecer oportunidades de emprego e treinamento para a comunidade local, a Atlantic Nickel já realizou diversos programas sociais e ambientais que promovem o engajamento da população para a preservação do meio ambiente, prática de esportes para crianças, educação alimentar, incentivo à agricultura familiar de cacau, apicultura, reflorestamento, entre outros.
A Atlantic Nickel possui um circuito fechado com reaproveitando 90% das águas provenientes das cavas, pilhas, planta de beneficiamento e áreas adjacentes, sendo retornadas para o processo produtivo. O consumo de água nova representa 10%, sendo assim, buscando desta forma, aumentar a disponibilidade hídrica dos Rio das Contas e Rio do peixe, que favorecem ao abastecimento das comunidades locais e municípios.
A Atlantic Nickel, possui 01 estação de tratamento de água com capacidade de tratamento de 15 m³/h, com fornecimento de água tratada a todos os funcionários da empresa.
O tratamento físico-químico composto por um sistema de floculação, coagulação e filtragem, sendo possível obter uma eficiência média de 95% na remoção de impurezas.
A Atlantic Nickel possui um circuito fechado com reaproveitando 90% das águas provenientes das cavas, pilhas, planta de beneficiamento e áreas adjacentes, sendo retornadas para o processo produtivo. O consumo de água nova representa 10%, sendo assim, buscando desta forma, aumentar a disponibilidade hídrica dos Rio das Contas e Rio do peixe, que favorecem ao abastecimento das comunidades locais e municípios.
A Atlantic Nickel, possui 01 estação de tratamento de água com capacidade de tratamento de 15 m³/h, com fornecimento de água tratada a todos os funcionários da empresa.
O tratamento físico-químico composto por um sistema de floculação, coagulação e filtragem, sendo possível obter uma eficiência média de 95% na remoção de impurezas.
Em 2019, a Atlantic Nickel iniciou o inventário e quantificação de gases de efeito estufa. Foram emitidos 10.340 toneladas de CO².
Atualmente, a norma utilizada é o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), que é compatível com a ISO 14.064:2007.
O Programa Brasileiro GHG Protocol tem por propósito promover e facilitar a transição de uma economia de baixo carbono para as empresas brasileiras, capacitando-as no monitoramento, reporte e verificação de suas emissões e na elaboração de inventários corporativos.
O GHG Protocol foi adaptado para o nosso contexto nacional, surgindo o Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHGP). Para fins de métodos de quantificação, a referência mais importante é o IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories.
As empresas precisam quantificar e divulgar todas as emissões referentes aos escopos 1, 2 e 3, relacionados ao Programa Brasileiro GHG Protocol.
O Escopo 1 refere-se às emissões diretas da operação, o Escopo 2 à energia elétrica consumida e o Escopo 3 às emissões indiretas, que dizem respeito a bens e serviços comprados, transporte e distribuição, resíduos gerados nas operações e viagens a negócios.
A Atlantic Nickel emitiu conforme escopo 01: 5.884 ton, escopo 02: 3.862 ton e escopo 03: 594 ton.
Medidas relacionadas a substituição pelo diesel com menor teor de enxofre, uso de lâmpadas LED, destinação de resíduos para coprocessamento já foram implementadas como forma de reduzir a emissão de dióxido de carbono equivalente (CO2 eq).
Acompanhe aqui o registro de nossas emissões no ar.
A Atlantic Nickel possui uma política de proteção e preservação da fauna silvestre encontrada na área do empreendimento. As espécies faunísticas são monitoradas promovendo informações sobre a dinâmica das espécies nos fragmentos de mata ao longo do tempo como, habitat, deslocamento em busca de alimento ou à procura de parceiros para reprodução, dentre dos animais monitorados na área podemos destacar, mico Callithrix penicillata, tapiti Sylvilagus brasiliensis, saruê Didelphis aurita, caititu Pecari tajacu, tatu-peba Euphractus sexcintus e papa-mel Eira Barbara.
A Atlantic Nickel está localizada em uma área do Bioma Mata Atlântica, com notável diversidade florística e considerável grau de preservação, na área encontramos espécies arbóreas de alto valor ecológico como, pau-brasil Caesalpinia echinata, jacarandá-da-bahia Dalbergia nigra, canafístula Senna multijuga amora-preta Helicostylis tomentosa e embaúba-branca Cecropia hololeuca, entre outras, estas espécies se encontra preservadas nos fragmentos florestais.
A Atlantic Nickel conta com um Centro de Triagem de Materiais – CTR, onde são realizados o recebimento, triagem, armazenamento temporário e destino ambientalmente adequado.
A taxa média de reciclagem é de 80%, sendo que os materiais são destinados para uma cooperativa de catadores local, com objetivo de fomentar a geração de renda para as famílias associadas.
A Atlantic Nickel possui uma área de proteção ambiental de 542ha, localizada nas Áreas de Preservação Permanente – APP e Reservas Legais, caracterizado pelo bioma da Mata Atlântica.
Foram promovidas entre 2009 e 2020 a recuperação de 87.25ha, sendo um total de 112 mil espécies nativas plantadas como Pau Brasil, Jacarandá da Bahia, Jatobá, Cedro, Jequitibá, Pau d’ Alho, Vinhático, Putumujú, entre outras.
Em 2020, a Atlantic Nickel inaugurou seu novo viveiro, com capacidade para produção de 30 mil mudas, que foi destinado para recuperação das áreas da unidade e desenvolveu programas de educação ambiental.
A Atlantic Nickel se preocupa com bem-estar e desenvolvimento do território onde está inserida. Seja por meio de doações ou diferentes tipos de incentivos, fazemos questão de investir em projetos locais que contribuem para a prosperidade da comunidade.
O Projeto de Musicalização e Arte – PROMART do Centro Batista Sete de Setembro (CBS) visa proporcionar a criança e ao adolescente, da Rede Pública de Ensino, uma educação integral oferecendo-lhes aulas de: reforço escolar, socioeducativo, espanhol, violão, instrumentos de sopro, coral, esporte, dança e informática. Fortalecimento de vínculos com as famílias dos estudantes para discussão de temas sociais.
O STEM Brasil é uma metodologia apresentada no Brasil através da Educando, organização sem fins lucrativos que tem por objetivo a capacitação de professores na metodologia STEM (disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática), desenvolvendo ainda a criatividade, projetos práticos e contexto local. Serão contempladas 5 escolas públicas municipais de Ipiaú e Itagibá, influenciando melhoria para mais de 1.700 alunos de 2022 a 2024.
Este programa tem a destinação de investimentos aos municípios da Área de Influência Direta (AID) da Mina Santa Rita a partir do mapeamento de oportunidades locais. Em 2022, o potencial territorial para uma das matérias primas mais produzidas na região – a banana – realizou parceria com a Secretária de Agricultura de Itagibá para execução do projeto de Beneficiamento da Banana. A parceria também foi firmada com a prefeitura para que os produtos finais sejam usados na merenda escolar municipal.
Iniciativa da Atlantic Nickel em conjunto com a Secretaria de Ação Social do Município de Itagibá, o RECICLARTE é um projeto de reaproveitamento de material têxtil para transformação em peças sustentáveis. Através da doação de fardamentos próprios não utilizados, um grupo formado por 10 costureiras locais convertem os artefatos em novos itens, gerando renda extra por meio de participação em feiras de economia solidária e vendas diretas a população.
A filantropia é levada a sério na Atlantic Nickel, e para continuarmos criando um legado, formamos em 2022 um grupo para promoção e apoio comunitário através do voluntariado. Após diagnóstico territorial com resultado de engajamento e promoção social, mapeamos previamente as instituições com perfis de atendimento a públicos em situação de vulnerabilidade e que não recebem apoio governamental para que os voluntários que compõe o quadro de funcionários Atlantic Nickel pudessem apoiar através das suas habilidades.
Em 2022 lançamos o primeiro edital para projetos sociais desenvolvidos e executados em território local. O foco principal para seleção dos programas estava diretamente ligado ao desenvolvimento e fortalecimento das instituições locais que promovem melhoria e acesso à educação, cultura, esporte, geração de emprego e renda e agricultura familiar, impactando de forma positiva e diretamente quase 800 pessoas.
O Projeto Cacau apoia diretamente agricultores residentes na Área de Influência Direta (AID) da Mina Santa Rita, que colhem cacau dentro da propriedade da Atlantic Nickel e usam a fruta como principal fonte de renda. O principal objetivo do projeto é fortalecer a cultura existente na região para o cultivo e beneficiamento do cacau através de um programa com foco em desenvolvimento sustentável, geração de emprego e renda, conservação da biodiversidade e fortalecimento da agricultura familiar.
Em parceria com o SENAC, a partir de reuniões com a comissão comunitária de Tapirama e a Atlantic Nickel oportunizou uma capacitação profissional para jovens e adultos. Os cursos foram nas áreas de Assistente Administrativo, Cabeleireiro e Design de Sobrancelha. As formações capacitaram 45 pessoas que, com seus diplomas, puderam utilizar do aprendizado no mercado de trabalho.
Cuidar das pessoas é uma prioridade para Atlantic Nickel. Desde o início da pandemia da covid-19, a empresa reforçou as suas ações na comunidade a fim de contribuir para melhoria da saúde pública e bem-estar das pessoas.
Saiba mais sobre as ações da Atlantic Nickel:
PSG-MA-001- Reabilitação de Áreas Degradadas
PSG-MA-002 – Controle de Efluentes
PSG-MA-003-Controle de Emissões Gasosas e Material Particulado
PSG-MA-004 – Controle de Fauna e Flora
PSG-MA-005 – Controle de Ruídos e Vibrações
PSG-MA-006 – Drenagem Ácida de Mina
PSG-MA-007 – Gerenciamento da Captação de Água
PSG-MA-008 – Gerenciamento de Resíduos
PSG-MA-009 – Gerenciamento de Recursos Naturais
PSG-MA-010 – Monitoramento da Qualidade das Águas