GOVERNANÇA SOCIAL, AMBIENTAL E CORPORATIVA (ESG)

Estamos comprometidos em promover uma cultura de prevenção à saúde e segurança ocupacional sustentável (SSO). Como principal impulsionador de negócios, as melhorias contínuas no desempenho de segurança na Mina Santa Rita são um imperativo estratégico de longo prazo. A empresa contribui para o desenvolvimento regional por meio de impostos repassados, doações e assistência em espécie. Nossa política de investimento na comunidade prevê as áreas que exigem maior apoio, como educação, saúde e segurança pública.

Esse processo geralmente envolve uma revisão abrangente dos passivos ambientais existentes, planos de reabilitação e fechamento, legislação local e requisitos de licenciamento, comunidades locais e outras áreas que podem ser exploradas. A equipe da Atlantic Nickel está ciente da necessidade contínua de diálogo social para operar e garantir que todos os projetos e oportunidades tenham um resultado social viável e bem estabelecido.

PROJETOS

Programas de saúde, segurança, meio ambiente e apoio à comunidade são tratados como prioridade para a Atlantic Nickel. Entendemos que estes trabalhos permanentes são uma oportunidade de retribuir para o crescimento da região e a sustentabilidade ambiental.

Além de fornecer oportunidades de emprego e treinamento para a comunidade local, a Atlantic Nickel já realizou diversos programas sociais e ambientais que promovem o engajamento da população para a preservação do meio ambiente, prática de esportes para crianças, educação alimentar, incentivo à agricultura familiar de cacau, apicultura, reflorestamento, entre outros.

ÁGUA

A Atlantic Nickel possui um circuito fechado com reaproveitando 90% das águas provenientes das cavas, pilhas, planta de beneficiamento e áreas adjacentes, sendo retornadas para o processo produtivo. O consumo de água nova representa 10%, sendo assim, buscando desta forma, aumentar a disponibilidade hídrica dos Rio das Contas e Rio do peixe, que favorecem ao abastecimento das comunidades locais e municípios.

A Atlantic Nickel, possui 01 estação de tratamento de água com capacidade de tratamento de 15 m³/h, com fornecimento de água tratada a todos os funcionários da empresa.
O tratamento físico-químico composto por um sistema de floculação, coagulação e filtragem, sendo possível obter uma eficiência média de 95% na remoção de impurezas.

EFLUENTES

A Atlantic Nickel, possui 02 estações de tratamentos de efluentes sendo uma doméstica e uma industrial, com capacidade de 1.530 m³/dia, utilizando tecnologias biológica com lodo ativado e físico-químico, respectivamente.

Os efluentes oleosos gerados pelos lavadores de veículos leves e pesados, oficinas de manutenções e postos de combustíveis são tratados na estação de tratamento de efluentes industriais, com capacidade de tratamento para 1.440 m³/dia, onde é possível a remoção dos óleos e graxas, bem como os demais contaminantes.

Os efluentes domésticos gerados pelas áreas administrativas e refeitório possuem capacidade de tratamento para 90 m³/dia, atendendo os mais rigorosos padrões para tratamento dos efluentes.

QUALIDADE DO AR

Em 2019, a Atlantic Nickel iniciou o inventário e quantificação de gases de efeito estufa. Foram emitidos 10.340 toneladas de CO².
Atualmente, a norma utilizada é o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), que é compatível com a ISO 14.064:2007.

O Programa Brasileiro GHG Protocol tem por propósito promover e facilitar a transição de uma economia de baixo carbono para as empresas brasileiras, capacitando-as no monitoramento, reporte e verificação de suas emissões e na elaboração de inventários corporativos.

O GHG Protocol foi adaptado para o nosso contexto nacional, surgindo o Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHGP). Para fins de métodos de quantificação, a referência mais importante é o IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories.

As empresas precisam quantificar e divulgar todas as emissões referentes aos escopos 1, 2 e 3, relacionados ao Programa Brasileiro GHG Protocol.

O Escopo 1 refere-se às emissões diretas da operação, o Escopo 2 à energia elétrica consumida e o Escopo 3 às emissões indiretas, que dizem respeito a bens e serviços comprados, transporte e distribuição, resíduos gerados nas operações e viagens a negócios.

A Atlantic Nickel emitiu conforme escopo 01: 5.884 ton, escopo 02: 3.862 ton e escopo 03: 594 ton.
Medidas relacionadas a substituição pelo diesel com menor teor de enxofre, uso de lâmpadas LED, destinação de resíduos para coprocessamento já foram implementadas como forma de reduzir a emissão de dióxido de carbono equivalente (CO2 eq).

Acompanhe aqui o registro de nossas emissões no ar.

FAUNA

A Atlantic Nickel possui uma política de proteção e preservação da fauna silvestre encontrada na área do empreendimento. As espécies faunísticas são monitoradas promovendo informações sobre a dinâmica das espécies nos fragmentos de mata ao longo do tempo como, habitat, deslocamento em busca de alimento ou à procura de parceiros para reprodução, dentre dos animais monitorados na área podemos destacar, mico Callithrix penicillata, tapiti Sylvilagus brasiliensis, saruê Didelphis aurita, caititu Pecari tajacu, tatu-peba Euphractus sexcintus e papa-mel Eira Barbara.

FLORA

A Atlantic Nickel está localizada em uma área do Bioma Mata Atlântica, com notável diversidade florística e considerável grau de preservação, na área encontramos espécies arbóreas de alto valor ecológico como, pau-brasil Caesalpinia echinata, jacarandá-da-bahia Dalbergia nigra, canafístula Senna multijuga amora-preta Helicostylis tomentosa e embaúba-branca Cecropia hololeuca, entre outras, estas espécies se encontra preservadas nos fragmentos florestais.

RESÍDUOS SÓLIDOS

A Atlantic Nickel conta com um Centro de Triagem de Materiais – CTR, onde são realizados o recebimento, triagem, armazenamento temporário e destino ambientalmente adequado.

A taxa média de reciclagem é de 80%, sendo que os materiais são destinados para uma cooperativa de catadores local, com objetivo de fomentar a geração de renda para as famílias associadas.

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS

A Atlantic Nickel possui uma área de proteção ambiental de 542ha, localizada nas Áreas de Preservação Permanente – APP e Reservas Legais, caracterizado pelo bioma da Mata Atlântica.

Foram promovidas entre 2009 e 2020 a recuperação de 87.25ha, sendo um total de 112 mil espécies nativas plantadas como Pau Brasil, Jacarandá da Bahia, Jatobá, Cedro, Jequitibá, Pau d’ Alho, Vinhático, Putumujú, entre outras.

Em 2020, a Atlantic Nickel inaugurou seu novo viveiro, com capacidade para produção de 30 mil mudas, que foi destinado para recuperação das áreas da unidade e desenvolveu programas de educação ambiental.

PROJETOS SOCIAIS

Projeto de Musicalização e Arte – PROMART
Ipiaú, Bahia

O Projeto de Musicalização e Arte – PROMART do Centro Batista Sete de Setembro (CBS) visa proporcionar a criança e ao adolescente, da Rede Pública de Ensino, uma educação integral oferecendo-lhes aulas de: reforço escolar, socioeducativo, espanhol, violão, instrumentos de sopro, coral, esporte, dança e informática. Fortalecimento de vínculos com as famílias dos estudantes para discussão de temas sociais.

Formando Atleta, Formando Cidadão
Itagibá, Bahia

“Formando atleta, Formando cidadão (FAFC)” é um projeto que se concentrará no esporte como meio de transformação social, buscando contemplar crianças, adolescentes e jovens do município de Itagibá através de atividades como futsal e futebol de campo; judô; capoeira de voleibol e handebol. Projeto será em conjunto com a Associação Comunitária dos Amigos Carentes do Bairro Novo e contemplará mais de 350 crianças dos três distritos de Itagibá (Japumerim, Acaraci e Tapiragi). Objetivo é também envolver as famílias destes jovens em discussões que buscam a inclusão e interação de temas sociais e educacionais. A Secretaria Social + Esportes de Itagibá apoiarão o projeto com o fornecimento de profissionais ligados ao esporte. A ATN fará a compra dos materiais esportivos para doação.

Biblioteca Digital Comunitária
Tapirama, Bahia

A biblioteca digital na comunidade Tapirama, distrito do município de Gongogi (BA), a cerca de sete quilômetros da Mina Santa Rita. Motivo: Ausência de um espaço de interação para a comunidade. Proporcionar acesso digital à população. Promover um treinamento básico para entendimento e cuidados dos materiais.

Ações de enfrentamento da COVID-19 na comunidade

Cuidar das pessoas é uma prioridade para Atlantic Nickel. Desde o início da pandemia da covid-19, a empresa reforçou as suas ações na comunidade a fim de contribuir para melhoria da saúde pública e bem-estar das pessoas.

Saiba mais sobre as ações da Atlantic Nickel:

CONFIRA ABAIXO AS NOSSAS POLÍTICAS:

Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social
Politica de Direitos Humanos

EIA
VOLUME 1
VOLUME 2
VOLUME 3

RIMA
RIMA

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Sistema de Gestão Ambiental – SGA
Política

Procedimentos Ambientais
PSG-GER-001 – Gestão de Aspectos e Impactos Ambientais e Sociais
PSG-MA-001- Reabilitação de Áreas Degradadas
PSG-MA-002 – Controle de Efluentes
PSG-MA-003-Controle de Emissões Gasosas e Material Particulado
PSG-MA-004 – Controle de Fauna e Flora
PSG-MA-005 – Controle de Ruídos e Vibrações
PSG-MA-006 – Drenagem Ácida de Mina
PSG-MA-007 – Gerenciamento da Captação de Água
PSG-MA-008 – Gerenciamento de Resíduos
PSG-MA-009 – Gerenciamento de Recursos Naturais
PSG-MA-010 – Monitoramento da Qualidade das Águas

LICENÇAS
Portaria 15.337-2017 – Outorga Abastecimento Industrial
Portaria 18.825_19 – Licença de Operação
Portaria 20.312-2020 – Outorga Abastecimento (ETA)
Portaria 20.313_2020 – Outorga Rebaixamento da mina

RELATÓRIOS TÉCNICOS

Monitoramento do Ar
Monitoramento da Qualidade do Ar – 2019

Águas Subterrâneas
PM-01
PM-04
PM-12

Águas Superficiais
D-05_19-06-2020_6737695
D-09_19-06-2020_6737700
D-10_19-06-2020_6737703

Barragem de Rejeitos
Percolado 02_14-04-2020_6737789
Percolado 03_14-04-2020_6737791
Percolado 04_14-04-2020_6737792
Percolado 05_14-04-2020_6737794
PAEBM – Plano de Atendimento a Emergências da Barragem de Mineração
Apêndice – Mapa Rotas de Fuga

Ruído e Vibração Ambiental
LAUDO Técnico de Monitoramento de Ruído externo_ATKANTIC_1_2019
Relatório de Monitoramento Sismologico_Ambiental – jan_2020