REGULAMENTO
1). Podem participar do Concurso Cultural “RESTAURANDO A TERRA PARA CULTIVAR A VIDA” todos os alunos do Ensino Fundamental I e II matriculados nas escolas públicas municipais das cidades de Itagibá, Ipiaú e o Distrito de Tapirama (Gongogi), no estado da Bahia.
- Para os participantes do distrito de Tapirama, Gongogi, o acesso ao concurso se aplicará condições específicas. O tema proposto será o mesmo e as etapas de execução e avaliação estarão restritas aos alunos da Escola Celci Sales e ao Colégio Municipal Professora Neusa Lemos Santos – Anexo Tapirama – Fundamental II. A decisão de dispensar a etapa 03, foi tomada para garantir equidade e permitir que todos os participantes possam competir em condições justas. Espera-se que essa medida proporcione uma experiência mais inclusiva e acessível para os alunos da Escola Celci Sales e ao anexo do Colégio Municipal Professora Neusa Lemos. Sendo assim, os projetos e redações serão avaliados até a etapa de votação pelos empregados da Atlantic Nickel. Serão apresentados 04 projetos finalistas para cada modalidade, 02 do Ensino Fundamental I e 02 do Ensino Fundamental II. A premiação também será exclusiva, com a entrega de 02 notebooks, um para cada ganhador. A escolha de notebooks como prêmios tem como objetivo ajudar os alunos a continuarem seus estudos e explorar novas oportunidades de aprendizado.
2). As inscrições serão realizadas nas secretarias/diretorias de cada escola mediante entrega da redação ou projeto artesanal e/ou assinatura do aluno na lista de participantes, respeitando obrigatoriamente os prazos para entrega dos materiais.
3). A data limite para entrega dos materiais (redação e projeto artesanal) é dia 31/05 (sexta-feira), às 17 horas na secretaria/diretoria de cada escola.
4). Os participantes devem entregar suas redações ou projetos artesanais, obrigatoriamente, nas escolas onde estudam.
5). As redações devem estar identificadas com o município, nome completo do aluno, turma e nome da escola.
6). Nos projetos artesanais devem constar as seguintes informações: município, nome completo do aluno, turma e nome da escola. Essa sinalização pode ser por meio de etiqueta ou inscrição em caneta na parte interna ou externa da peça, desde que esteja legível e não comprometa a estrutura do projeto.
7). Projetos artesanais e redações sem identificação dos alunos proponentes serão desclassificados do concurso.
8). Os critérios para avaliação do projeto artesanal são: material reciclável reaproveitado como matéria prima, nível criativo, funcionalidade do objeto, complexidade e acabamento.
9). Os critérios para avaliação da redação são: estrutura do texto, linguagem, coesão, conexão com o tema definido e o respeito ao limite máximo de 30 linhas.
10). Mecanismo de avaliação:
10.1) Etapa 1: Cada escola participante, por meio de banca avaliadora definida pela direção, escolherá 2 (dois) alunos finalistas na categoria Ensino Fundamental I (projeto artesanal) e na categoria Ensino Fundamental II (redação). A escola deverá realizar a avaliação e seleção dos finalistas desta primeira etapa entre os dias 03 e 06/06/24.
10.2) Etapa 2: Os projetos artesanais e redações finalistas de cada escola serão recolhidos pela Atlantic Nickel nas Secretarias de Educação de Ipiaú e Itagibá e distrito de Tapirama, no dia 07/06/24 a partir das 10h, e levados para a sede da empresa. Ensino Fundamental I: nos dias 10 e 12/06/24, todos os projetos artesanais finalistas serão expostos para votação pelos empregados da Atlantic Nickel e empresas terceiras. A votação será realizada por meio de cédulas a serem depositadas em urna. Os 6 (seis) projetos mais votados serão submetidos a votação popular no Instagram da Atlantic Nickel, exceto o de Tapirama. Ensino Fundamental II: entre os dias 10 e 12/06/24, as redações produzidas pelos estudantes serão avaliadas por uma comissão interna formada pela equipe de Meio Ambiente da Atlantic Nickel, levando em consideração os critérios informados no item 9 do presente regulamento.
10.3) Etapa 3: Ensino Fundamental I: os 6 (seis) projetos artesanais mais votados pelos empregados da Atlantic Nickel e empresas parceiras por meio de votação interna serão submetidos à votação popular no perfil oficial da Atlantic Nickel no Instagram (@atlantic.nickel). Cada projeto será publicado individualmente no feed no dia 17/06/24. A apuração será realizada às 8h do dia 19/06/24. Os 3 (três) projetos que alcançarem o maior engajamento serão premiados com 1º, 2º e 3º lugares. Serão contabilizadas como métricas de engajamento: número de curtidas, número de comentários e número de compartilhamentos.
11). Em caso de empate no número de votos dos projetos artesanais, a banca avaliadora composta por funcionários do setor de Meio Ambiente da Atlantic Nickel estabelecerá os vencedores com base nos critérios citados no item 8 deste regulamento.
12). A divulgação dos ganhadores (1º, 2º e 3º lugares) e excepcionalmente os participantes de Tapirama, das duas categorias acontecerá no dia 20/06/24, no perfil da Atlantic Nickel no Instagram.
13). Os prêmios do concurso são:
2 (dois) iPhones: 1 (um) para o 1º lugar de cada categoria
2 (dois) notebooks: 1 (um) para o 2º lugar de cada categoria
2 (duas) Alexas com tela: 1 (uma) para o 3º lugar de cada categoria.
Os prêmios para o distrito de Tapirama, são:
2 (dois) notebooks: 1 (um) para o 1º lugar de cada categoria
14). Os prêmios terão marca, configuração de software e hardware e tamanhos definidos pela Atlantic Nickel, não podendo os participantes e/ou ganhadores requererem marcas, configurações de software e hardware e tamanhos específicos.
15). Os ganhadores do Concurso Cultural “RESTAURANDO A TERRA PARA CULTIVAR A VIDA” deverão retirar os prêmios em data e local a serem divulgados posteriormente pela Atlantic Nickel.
16). Os participantes do concurso cultural, ao aceitarem participar do mesmo, cedem o uso de sua imagem e da imagem do seu Projeto Artesanal ou Redação para divulgação nas plataformas de mídia e redes sociais da Atlantic Nickel.