Notícias

Grupo Appian concorre ao Prêmio Empresa do Ano do Setor Mineral

By 18 de outubro de 2021 No Comments

Appian Capital Brazil, grupo controlador das operações da Atlantic Nickel na Bahia, e da Mineração Vale Verde, em Alagoas, é uma das indicadas ao Prêmio Empresa do Ano do Setor Mineral 2021, promovido pela Revista Brasil Mineral, uma das mais importantes publicações do segmento. O Grupo Appian concorre ao prêmio na categoria Crescimento, destacando-se pela conclusão do Projeto Serrote (Craíbas-AL) e pelo projeto de expansão das operações da Atlantic Nickel no município baiano de Itagibá, ambos pautados em valores e estratégias de desenvolvimento sustentável. 

A votação está aberta ao público até a próxima sexta-feira, dia 22 de outubro, através do endereço www.empresasdoano.com.br

Única empresa produtora de níquel sulfetado no país, a Atlantic Nickel atua há dois anos na extração do minério fundamental para a fabricação de baterias de veículos elétricos. A projeção da companhia é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de oito para 34 anos (8 anos de mina a céu aberto + 26 anos de mina subterrânea).

O Projeto Serrote da Mineração Vale Verde viabilizou a abertura de uma mina a céu aberto voltada para a extração e beneficiamento de concentrado de cobre, na região de Craíbas, Agreste Alagoano. Com uma vida útil prevista de 14 anos e grande potencial de expansão, a Mineração Vale Verde irá produzir 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano, operando com as tecnologias mais avançadas da mineração mundial.

O níquel sulfetado e o cobre são minérios essenciais para a cadeia de valor da indústria da eletrificação e contribuem para reduzir a emissão de gases poluentes, com impactos positivos e diretos no equilíbrio do clima.