A Appian Capital Brazil, grupo controlador das operações da Atlantic Nickel na Bahia, e da Mineração Vale Verde, em Alagoas, é uma das indicadas ao Prêmio Empresa do Ano do Setor Mineral 2021, promovido pela Revista Brasil Mineral, uma das mais importantes publicações do segmento. O Grupo Appian concorre ao prêmio na categoria Crescimento, destacando-se pela conclusão do Projeto Serrote (Craíbas-AL) e pelo projeto de expansão das operações da Atlantic Nickel no município baiano de Itagibá, ambos pautados em valores e estratégias de desenvolvimento sustentável.
A votação está aberta ao público até a próxima sexta-feira, dia 22 de outubro, através do endereço www.empresasdoano.com.br.
Única empresa produtora de níquel sulfetado no país, a Atlantic Nickel atua há dois anos na extração do minério fundamental para a fabricação de baterias de veículos elétricos. A projeção da companhia é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de oito para 34 anos (8 anos de mina a céu aberto + 26 anos de mina subterrânea).
O Projeto Serrote da Mineração Vale Verde viabilizou a abertura de uma mina a céu aberto voltada para a extração e beneficiamento de concentrado de cobre, na região de Craíbas, Agreste Alagoano. Com uma vida útil prevista de 14 anos e grande potencial de expansão, a Mineração Vale Verde irá produzir 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano, operando com as tecnologias mais avançadas da mineração mundial.
O níquel sulfetado e o cobre são minérios essenciais para a cadeia de valor da indústria da eletrificação e contribuem para reduzir a emissão de gases poluentes, com impactos positivos e diretos no equilíbrio do clima.