“É muito bom ter a oportunidade de falar para um público tão amplo e diverso. É só conversando entre todo mundo que vamos conseguir experimentar avanços”, avaliou Gabriela Prioli. A advogada traçou um resgate histórico e explicou como uma construção social machista ditou regras sobre o comportamento feminino e o papel esperado da mulher na sociedade. A palestra promoveu uma reflexão sobre como tais posturas ainda são naturalizadas nos dias de hoje e de que forma as mulheres podem, cada vez mais, se desvencilhar das crenças limitantes que as impedem de protagonizar suas vidas e carreiras.
“Compartilhar conhecimento com uma mulher forte e bem-sucedida é de grande inspiração. Esse encontro foi uma oportunidade de transcender os clichês e refletir sobre a necessidade de evoluirmos coletivamente para fortalecer a luta pela equidade de gênero. Além disso, trabalhar o tema de empoderamento feminino ajuda as mulheres a se conhecerem e despertarem para outros sentimentos importantes de identificar, por exemplo, a síndrome da impostora”, avaliou Maria Anália Costa, coordenadora de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação da Atlantic Nickel, e uma das anfitriãs.
O evento com Gabriela Prioli é uma realização da Appian Capital Brazil, grupo que dirige as operações da Atlantic Nickel em Itagibá (BA) e da Mineração Vale Verde em Craíbas (AL), e faz parte da campanha “Todos por todas”, em apoio ao Dia Internacional da Mulher. Na plateia virtual, estiveram pessoas convidadas pelas empresas nos dois estados.
“São pautas importantes para serem discutidas e Gabriela Prioli fez com maestria. A aceitação e o incentivo da sociedade para esse empoderamento é um exercício diário” comentou Erlândia Souza Santos, secretária de Educação e Cultura de Ipiaú.
“A palestra expandiu horizontes e trouxe uma nova perspectiva. Porque sempre falamos como o machismo é destrutivo, mas esquecemos de falar do quanto nós mulheres precisamos nos cuidar. Nos cobramos o tempo inteiro, mas esquecemos que somos o centro de nós mesmas e a Gabriela veio e, de uma forma tão precisa, trouxe isso pra gente”, ponderou Patrícia Furtunato, estudante de Direito, integrante do coletivo Feminista COMUF, que também estava na plateia.
“Ela veio ampliar o nosso entendimento quanto ao nosso papel na sociedade, sobre autonomia e confiança em nós mesmas. O nosso espaço é onde quisermos estar”, elogiou Mari Souza, assessora da Secretaria de Assistência Social de Itagibá.
“Quero dar os parabéns a Atlantic Nickel por nos proporcionar este evento, tendo a possibilidade de dialogar com alguém que se tornou referência de conhecimento e empoderamento feminino”, concluiu Rondinelle Ribeiro, Controlador Interno da Prefeitura Municipal de Ipiaú.