RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Estamos comprometidos em promover uma cultura de prevenção à saúde e segurança ocupacional sustentável (SSO). Como principal impulsionador de negócios, as melhorias contínuas no desempenho de segurança na Mina Santa Rita são um imperativo estratégico de longo prazo. A empresa contribui para o desenvolvimento regional por meio de impostos repassados, doações e assistência em espécie. Nossa política de investimento na comunidade prevê as áreas que exigem maior apoio, como educação, saúde e segurança pública.

Esse processo geralmente envolve uma revisão abrangente dos passivos ambientais existentes, planos de reabilitação e fechamento, legislação local e requisitos de licenciamento, comunidades locais e outras áreas que podem ser exploradas. A equipe da Atlantic Nickel está ciente da necessidade contínua de diálogo social para operar e garantir que todos os projetos e oportunidades tenham um resultado social viável e bem estabelecido.

PROJETOS

Programas de saúde, segurança, meio ambiente e apoio à comunidade são tratados como prioridade para a Atlantic Nickel. Entendemos que estes trabalhos permanentes são uma oportunidade de retribuir para o crescimento da região e a sustentabilidade ambiental.

Além de fornecer oportunidades de emprego e treinamento para a comunidade local, a Atlantic Nickel já realizou diversos programas sociais e ambientais que promovem o engajamento da população para a preservação do meio ambiente, prática de esportes para crianças, educação alimentar, incentivo à agricultura familiar de cacau, apicultura, reflorestamento, entre outros.

ÁGUA

A Atlantic Nickel possui um circuito fechado com reaproveitando 90% das águas provenientes das cavas, pilhas, planta de beneficiamento e áreas adjacentes, sendo retornadas para o processo produtivo. O consumo de água nova representa 10%, sendo assim, buscando desta forma, aumentar a disponibilidade hídrica dos Rio das Contas e Rio do peixe, que favorecem ao abastecimento das comunidades locais e municípios.

A Atlantic Nickel, possui 01 estação de tratamento de água com capacidade de tratamento de 15 m³/h, com fornecimento de água tratada a todos os funcionários da empresa.

O tratamento físico-químico composto por um sistema de floculação, coagulação e filtragem, sendo possível obter uma eficiência média de 95% na remoção de impurezas.

EFLUENTES

A Atlantic Nickel, possui 02 estações de tratamentos de efluentes sendo uma doméstica e uma industrial, com capacidade de 1.530 m³/dia, utilizando tecnlogias biológica com lodo ativiado e fisico-quimico, respecitvamente.

Os efluentes oleosos gerados pelos lavadores de veiculos leves e pesados, oficinas de manutenções e postos de combustiveis são tratados na estação de tratamento de efluentes industrais, com capacidade de tratamento para 1.440 m³/dia, onde é possivel a remoção dos óleos e graxas, bem como os demais contaminantes.

Os efluentes domésticos gerados pelas áreas administrativas e refeitório possuem capacidade de tratamento para 90 m³/dia, atendendo os mais rigorosos padrões para tratamento dos efluentes.

QUALIDADE DO AR

Em 2019, a Atlantic Nickel iniciou o inventário e quantificação de gases de efeito estufa. Foram emitidos 10.340 toneladas de CO².

Atualmente, a norma utilizada é o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), que é compatível com a ISO 14.064:2007.

O Programa Brasileiro GHG Protocol tem por propósito promover e facilitar a transição de uma economia de baixo carbono para as empresas brasileiras, capacitando-as no monitoramento, reporte e verificação de suas emissões e na elaboração de inventários corporativos.

O GHG Protocol foi adaptado para o nosso contexto nacional, surgindo o Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHGP). Para fins de métodos de quantificação, a referência mais importante é o IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories.

As empresas precisam quantificar e divulgar todas as emissões referentes aos escopos 1, 2 e 3, relacionados ao Programa Brasileiro GHG Protocol.

O Escopo 1 refere-se às emissões diretas da operação, o Escopo 2 à energia elétrica consumida e o Escopo 3 às emissões indiretas, que dizem respeito a bens e serviços comprados, transporte e distribuição, resíduos gerados nas operações e viagens a negócios.

A Atlantic Nickel emitiu conforme escopo 01: 5.884 ton, escopo 02: 3.862 ton e escopo 03: 594 ton.

Medidas relacionadas a substituição pelo diesel com menor teor de enxofre, uso de lâmpadas LED, destinação de resíduos para cooprocessamento já foram implementadas como forma de reduzir a emissão de dióxido de carbono equivalente (CO2 eq).

FAUNA

A Atlantic Nickel possui uma política de proteção e preservação da fauna silvestre encontrada na área do empreendimento. As espécies faunísticas são monitoradas promovendo informações sobre a dinâmica das espécies nos fragmentos de mata ao longo do tempo como, habitat, deslocamento em busca de alimento ou à procura de parceiros para reprodução, dentre dos animais monitorados na área podemos destacar, mico Callithrix penicillata, tapiti Sylvilagus brasiliensis, saruê Didelphis aurita, caititu Pecari tajacu, tatu-peba Euphractus sexcintus e papa-mel Eira Barbara.

FLORA

A Atlantic Nickel está localizada em uma área do Bioma Mata Atlântica, com notável diversidade florística e considerável grau de preservação, na área encontramos espécies arbóreas de alto valor ecológico como, pau-brasil Caesalpinia echinata, jacarandá-da-bahia Dalbergia nigra, canafístula Senna multijuga amora-preta Helicostylis tomentosa e embaúba-branca Cecropia hololeuca, entre outras, estas espécies se encontra preservadas nos fragmentos florestais.

RECUPERAÇÃO DE ÁREAS

A Atlantic Nickel possui uma área de proteção ambiental de 542ha, localizadas nas Áreas de Preservação Permanente – APP e Reservas Legais, caracterizado pelo bioma da Mata Atlântica.

Foram promovidas entre 2009 a 2020 as recuperações de 87.25ha, sendo um total de 112 mil espécies nativas plantadas como Pau Brasil, Jacarandá da Bahia, Jatobá, Cedro, Jequitibá, Pau d’ Alho, Vinhático, Putumujú, entre outras.

Em 2020, a Atlantic Nickel inaugurou seu novo viveiro, com capacidade para produção de 30 mil mudas, o qual será destinado para recuperação das áreas da unidade e desenvolver programas de educação ambiental.

CONFIRA ABAIXO A NOSSA POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL: