Notícias

Appian Capital assina acordo com a Sibanye-Stillwater para venda dos ativos de níquel e cobre em operação no Brasil

By 27 de outubro de 2021 No Comments

 

Empresa Sul-africana passará a comandar a estrutura corporativa da Appian Capital Brazil e as operações da Atlantic Nickel, na Bahia, e Mineração Vale Verde, em Alagoas.

A Sibanye-Stillwater assinou o contrato definitivo de compra e venda com a Appian Capital Advisory LLP, sediada em Londres, para aquisição de 100% do portfólio da Appian Capital Brazil, que contempla as operações da Atlantic Nickel (Mina Santa Rita), localizada na Bahia, da Mineração Vale Verde (Mina Serrote), localizada em Alagoas, e a estrutura corporativa do escritório de Belo Horizonte.

A transação, que deverá ser concluída até o final de 2021, representa mais um passo significativo na estratégia de metais verdes da Sibanye-Stillwater, adicionando dois ativos que produzem concentrados de níquel, cobre e cobalto, essenciais para a transição energética.

O processo de integração à plataforma da Sibanye-Stillwater, bem como a operação dos ativos, contará com a continuidade da equipe executiva da Appian Brazil, equipe esta responsável pela retomada e otimização nas operações da Atlantic Nickel e pela implantação do Projeto Serrote, dentro do prazo, abaixo do orçamento, com padrões de segurança e ESG de classe mundial e com forte alinhamento cultural com a Sibanye-Stillwater. Esta equipe também representa uma plataforma sólida para que a Sibanye-Stillwater continue explorando oportunidades adicionais de crescimento no Brasil e na América Latina.

Neal Froneman, CEO da Sibanye-Stillwater comentou: “A transação é uma etapa adicional significativa na estratégia contínua da Sibanye-Stillwater para posicionar o negócio para a criação de valor durante a transição energética, após as transações de Keliber, Sandouville e Rhyolite Ridge no início deste ano. A transação representa uma oportunidade única para a Sibanye-Stillwater adquirir ativos pré-desenvolvidos e capitalizados, de baixo custo operacional, para a produção de níquel e cobre, que continuarão a ser administrados por uma equipe de alta qualidade com vasta experiência operacional no Brasil.”

Paulo Castellari, CEO da Appian Capital Brazil, afirma que a transação é reflexo da performance e entregas das equipes de gestão, técnicas e operacionais. “Temos muito orgulho do que construímos até aqui. Entregamos ao setor de mineração operações eficientes, seguras e sustentáveis. Para o futuro, agora como parte da Sibanye-Stillwater, estaremos estrategicamente muito bem-posicionados no setor global de metais verdes, e participando ativamente da revolução energética. Continuaremos a fazer o que fazemos de melhor, uma mineração inteligente, segura e responsável”.

Sobre a transação 

Os contratos contemplam a aquisição de 100% das ações das empresas subsidiárias da Appian Capital Brazil e que são proprietárias da Mina Santa Rita e Mina Serrote, por um preço de compra combinado a ser liquidado da seguinte forma:

• US$1,0 bilhão a ser liquidado em dinheiro no fechamento (“Preço de Compra Antecipado”). O Preço de Compra Antecipado está sujeito aos ajustes habituais para dívida líquida e capital de giro no fechamento da Transação; e

• 5,0% de royalties NSR (Retorno Líquido da Fundição), que entrarão em vigor após a produção cumulativa de 252 milhões de libras de metal equivalente de níquel e que deverão ser pagos após o início da produção da porção subterrânea da Mina Santa Rita.

Sobre a Sibanye-Stillwater 

Sibanye-Stillwater é uma empresa de origem sul-africana, líder mundial na produção de metais preciosos, como platina e ouro e que vem expandindo a sua atuação em metais verdes como níquel, cobre e lítio, com sede em Joanesburgo, e operações em diversos países.

A empresa é listada nas bolsas de Johanesburgo, na África do Sul e Nova Iorque, nos Estado Unidos, e possui operações de platina nos Estados Unidos e África do Sul, operações e projetos de ouro também na África do Sul, e exploração de ouro, platina e cobre nas Américas do Sul e do Norte.

No mundo emprega mais de 84 mil pessoas e as primeiras operações da empresa no Brasil serão a Atlantic Nickel e Mineração Vale Verde, fruto da transação feita com a Appian Capital Advisory.

Sobre a Atlantic Nickel

A Atlantic Nickel possui uma das maiores reservas de níquel sulfetado a céu aberto do mundo, a Mina Santa Rita, e inclui um projeto subterrâneo em estágio de Avaliação Econômica Preliminar.

Possui uma excelente infraestrutura, fruto dos investimentos de mais de 1 bilhão de dólares feitos pela Mirabela Nickel Ltda., que operou a Mina Santa Rita entre os anos de 2009 e 2015, quando teve suas operações paralisadas, devido instabilidades no mercado de níquel.

Em 2018, foi adquirida Appian Capital Advisory, colocada novamente em operação e desenvolvido um planejamento de mina mais seletivo usando equipamentos de menor escala para otimizar a produção e reduzir os custos operacionais, com seletividade de minério aprimorada e uma alimentação mais consistente.

O empreendimento vem atuando, desde então, na extração do minério fundamental para a fabricação de baterias de veículos elétricos, gerando mais de 2.570 empregos diretos.

A projeção é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de sete para 34 anos (7 anos de mina a céu aberto + 27 anos de mina subterrânea). De acordo com a Avaliação Econômica Preliminar, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase.

Para além disso, a Atlantic Nickel já comemora a recente descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26km de distância, e no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita.

Sobre a Mineração Vale Verde (MVV)

A MVV possui uma mina a céu aberto produtora de cobre, localizada no Estado de Alagoas. Presente na região desde 2007, o Projeto Serrote foi adquirido em 2018 pelo Grupo Appian Capital Advisory que iniciou a sua implantação, tendo investido aproximadamente 1 bilhão de reais. As obras foram concluídas em maio de 2021, dentro do prazo, abaixo do orçamento e com uma performance de segurança de nível internacional. Atualmente, a mina está em fase de ramp up que terá duração de aproximadamente 18 meses e o primeiro embarque deve ocorrer ainda no último trimestre de 2021.

A mina possui uma vida útil de 13 anos com grande potencial de expansão.

O cobre é um dos metais mais utilizados no mundo. Maleável, reciclável, resistente à corrosão e a altas temperaturas, é empregado principalmente no setor elétrico, por ser um excelente condutor de calor e energia. Algumas de suas aplicações são na geração e transmissão de energia, fiações e aparelhos eletrônicos como televisores e celulares, além de carros elétricos.

Informações adicionais

Para obter mais informações sobre a transação, consulte https://www.sibanyestillwater.com/news-investors/news/transactions/brazil-santa-ritaserrote.

Contatos da Assessoria de Imprensa:

Daniela Nahass – +34 673 871 963 (Whatsapp)/ daniela.paes@temp.inpressoficina.com.br
Lara Dornas – (31) 99606-2149/ lara.dornas@inpressoficina.com.br