A Atlantic Nickel informa que realizará um teste técnico das sirenes de emergência da empresa no dia 07 de novembro (quinta-feira), a partir das 08h, conforme previsto em seu plano de emergência de barragem de rejeitos. Os testes serão realizados ao longo do dia. O alerta sonoro musical deverá alcançar a Zona de Autossalvamento (ZAS) da estrutura, em um raio de 10 quilômetros a partir da Portaria da empresa. Ao todo, sete equipamentos foram instalados pela empresa.

A mensagem informa que se trata de um teste e será ouvida a partir das imediações do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas (Cetep), na Rodovia BR-330, sentido Ipiaú /Ubatã, até a comunidade Tapirama, em Gongogi (BA), cerca de sete quilômetros da portaria principal da Mina Santa Rita.

A medida é preventiva e tem como objetivo conferir a eficiência do sistema e ajustá-lo, caso seja preciso. Não será necessária nenhuma ação da comunidade. Ao ouvir o alerta sonoro musical os moradores e suas famílias poderão continuar normalmente com suas atividades do dia a dia. As sirenes integram o sistema de emergência da barragem Santa Rita, do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

Importante esclarecer que a estrutura teve a sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) renovada e emitida em agosto de 2019, por auditoria externa. Ou seja, ela encontra-se em condições normais de operação. Além disso, a Atlantic Nickel conta com uma equipe especializada e dedicada à avaliação e manutenção da estrutura. A empresa reforça o seu empenho em informar e garantir a segurança e tranquilidade às comunidades que vivem próximas à barragem de rejeitos da Mina Santa Rita.

Serviço

Teste do sistema de sirenes da barragem Santa Rita

Data: 7 de novembro de 2019 (quinta-feira)
Horário: o dia todo.
Localidade de abrangência: raio de 10 quilômetros a partir da Portaria da Mina Santa Rita – nas imediações do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas (Cetep) até a comunidade Tapirama, em Gongogi (BA).